sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dois homens de Deus, duas atitudes diferentes!



Mesmo declarando a fé em Jesus Cristo, precisamos escolher como agir.
Nessas passagens podemos observar a grande diferença entre dois homens de Deus.
JONAS E PAULO
Jonas era natural da Galileia, foi um dos primeiros profetas, porém ao ser enviado à Nínive para admoestar os inimigos,tentou fugir. Jonas tentou fazer do "seu" jeito, Jonas provoca a tempestade.
Paulo um dia fora Saulo e  era perseguidor dos cristãos, mas ao converter-se muda radicalmente sua maneira de ser , agir e pensar, ele já não agia por ele mesmo , mas pelo Espírito Santo de Deus, Paulo acalma todos na tempestade.
O resultado das respostas é diferente  nas mesmas situações: Tempestades.
Hoje nos deparamos com pessoas de Deus que agem de forma muito calorosa, apaixonada por vidas, dedicadas à obra, e outras tão frias, tão distantes, críticas demais e alheias ao sofrimento dos outros. Pessoas  que tem ministérios, com chamado assim como Jonas, e aí vem a pergunta: Por que pessoas que creem no mesmo Deus agem tão diferentes?
Jonas faz do seu jeito e provoca a tempestade e Paulo faz do jeito de Deus e acalma a tempestade. Jonas queria fazer a missão e servir somente entre os seus, aqueles que ele gostava, ele não conseguia amar os diferentes, só os iguais. Paulo preferia se perder, do que perder aqueles por quem Cristo morreu, ele estava entre os bárbaros e os via como amados do Senhor. (Romanos 9.3).
A viagem de Jonas é sem-projeto, vai para Társis, para o caminho da desobediência. Paulo sabe para onde vai, ele vai para Roma, para César, vai fazer a vontade de Deus, cumprir o calendário de Deus.  Jonas usa sua liberdade para  fugir, Paulo usa sua prisão para fazer a vontade de Deus.
Que lição Paulo nos ensina, a obediência e o amor à Deus. Não podemos fugir da missão, do chamado, mesmo sozinhas, incompreendidas ou presas, se a boca está livre: Fale, declare com bons testemunhos o Reino de Deus, e ensinando com toda liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo.

Paulo era prisioneiro para o mundo, mas livre em Cristo Jesus, ele entendeu que até sua prisão tinha um propósito e fazia parte dos planos de Deus, e nós temos que entender que Deus usa situações às vezes até adversas , mas que fazem parte de Seu propósito.  Mesmo preso Paulo faz a vontade de Deus, porque ele se sentia livre em Cristo,enquanto Jonas usa sua liberdade para fugir,e na sua fuga ele se aliena, não se comunica com ninguém,enquanto que paulo se integra,conhece a todos, conversa, conquista, influencia e ganha o direito de ser ouvido, ele faz amizade, ora, aconselha, adverte, encoraja, e parte o pão.
Jonas é teólogo, mas não ora. Ele compra a passagem, entra no navio e não age como um homem que tem um chamado e uma linda missão a cumprir. Paulo entra no barco para orar por todos, ele é o intercessor, ele fala de Deus para o povo e do povo para Deus.
Jonas quer morrer, Paulo está disposto a morrer para cumprir seu ministério. Quando alguém foge do seu chamado se torna um causador de  tempestade.
Até os pagãos que estavam no navio oraram, menos jonas.
Jonas perde o respeito de todos, nega sua fé, e Paulo conquista o respeito de todos e se torna o homem mais livre do navio. Jonas é vomitado em Nínive e prega com raiva, Paulo chega em Malta e abençoa toda a ilha. Jonas considera os ninivitas uns bárbaros, Paulo considera os bárbaros uns humanos. Jonas ora pela destruição da cidade e Paulo passa 3 meses orando pelos doentes da ilha. A liderança espiritual é natural, alguém que anda com Cristo entra e sai com liberdade, porque o amor tem liberdade de agir, o amor abençoa na entrada e na saída, Paulo não impõe, ele conquista.

Temos que ser como Paulo, fazer a diferença onde tudo é igual, porque gente como Paulo salga em qualquer  lugar, influencia , abençoa, alegra corações, liberta cativos pela Palavra, trás esperança em meio a dor, é preciso exalar a fragrância de Cristo e deixar rastros de bondade, um sorriso muda o dia de uma pessoa, um abraço verdadeiro, seja impactante no amor e na humildade, quando você faz a vontade de Deus,a responsabilidade de sua vida está nas mãos do Pai, e você irá bem, porque "todas a coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus",  Temos uma escolha a fazer; ser Paulo ou Jonas....
eu escolho ser Paulo e você?


Por Rosi Viterbo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...