sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MULHERES DA BÍBLIA - ESTER

Ester foi escolhida por sua beleza e atração que exerceu sobre o rei, só isso? Aos olhos humanos sim.
Ester não era filha de outro rei, não tinha influência alguma para fortalecer o país ou sua posição na corte.
Judia, órfã e sem lar, Ester foi criada por Mordecai, um parente mais velho.
Quer tenha sido a pedido dele, quer forçada por oficiais perversos, quer por sua própria escolha, entrou para o concurso de beleza e venceu.


Então as fontes de Mordecai informaram a Ester que o povo judeu tinha uma data marcada para ser extinto pelo malévolo Hamã, que, por seu marketing pessoal, foi elevado a vice-regente, o segundo  no poder depois do rei Assuero.
Deparando-se com um desafio desesperador para sobreviver, Ester refletiu sobre a pergunta de Mordecai: " Quem sabe se para conjuntura como esta é foste elevada a rainha ?"(Et4:14).
Mordecai levou Ester a refletir sobre os planos de Deus querendo usar sua vida, neste momento ela entendeu a mão de Deus em sua vida e seu propósito, entendeu que sua beleza não fora o principal motivo de ter sido escolhida.
Muitas pessoas se apegam a sua posição na sociedade, agradecem aos seus braços e aos seus esforços, esquecem que a vida é um sopro, que Ele engrandece a quem quer. Deus vê a soberba como um dos piores sentimentos.
Ester por ser rainha poderia até pensar em se livrar dessa sozinha e resolver esquecer quem foi, esquecer de seu tio e deixar tudo nas mãos de Deus com medo de se expor.
Corajosamente, Ester formulou seu plano, mesmo que significasse morrer tentando.
Na corte, ela havia sido ensinada a preparar-se fisicamente, mas por nunca ter deixado o lado espiritual de lado é que se fortaleceu, como fica evidente pelo seu jejum (Et.4:16;9:31).
Não foi fácil, nessas horas de tribulação, parece que tudo fica pior, o rei não a chamava havia 30 dias, ela não sabia se o rei havia encontrado alguém que fosse mais do seu agrado ou se estava simplesmente perdendo sua influência sobre ele.

"Ao terceiro dia, Ester se aprontou com seus trajes reais e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte da residência do rei... Et.5:1
Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele, estendeu o rei para Ester o cetro de ouro que tinha na mão, Ester se chegou e tocou a ponta do cetro...Et 5:2
Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo.
Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e aniquilarem de vez; se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia, porque o inimigo não merece que eu moleste o rei.
Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim?
Respondeu Ester: O adversário e inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se pertubou perante o rei e a rainha." Et.7:3,4,5,6.


" ... VAI, AJUNTA A TODOS OS JUDEUS QUE SE ACHAREM EM SUSÃ, E JEJUAI POR MIM, E NÃO COMAIS, NEM BEBAIS POR TRÊS DIAS, NEM DE NOITE NEM DE DIA; EU E AS MINHAS SERVAS TAMBÉM JEJUAREMOS. DEPOIS, IREI TER COM O REI, AINDA QU É CONTRA LEI; SE PERECER, PERECI.  Et. 4:16."

Esse versículo quando Ester como rainha diz: Se perecer, perici, me ensina sobre medos, ansiedades, preocupações, pois tudo está aos olhos de Deus, e o que tiver que acontecer, vai acontecer, e se apegar á oração, clamor, jejum sempre será a melhor solução. Pois quem poderá mudar uma ordem vinda de Deus.
Ester estava lutando não só por ela, mas por um povo, o povo de Deus, se você é sincero (a) naquilo que faz em relação ao cuidado de almas, não tenha medo de nada, venha o que vier, Deus estará no controle.

Rejane Costa.

Bibliografia:
A bíbila da Mulher.

DESENHOS PARA QUEM ENSINA :








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...