terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Estância Turística de Joanópolis, a terra do Lobisomem.

   
 Resolvi criar mais uma pauta no Blog para não precisar criar outra página no Facebook.
     Como gosto mais de escrever do que falar,
(gosto de falar também, mas sempre quando estou pregando rsrsrsrsrs), pensei numa coisa que gosto muito de fazer e que poderia ser útil para as famílias.
     Gosto de conhecer coisas novas, viajar, conhecer lugares, fotografia... Não tem nada haver com ministério, pois mudar de lugar sempre não é tão agradável como se pensam, para mim não é missão turística, para mim que gosto de organizar coisas do meu jeito, ter meu cantinho, minhas plantas, sou mais de fincar raízes, e ao contrário do que muitos pensam, não é prazeroso, (ao menos pra mim) não é escolha é vocação.
     Mas enfim, isso é assunto para outra pauta, pensei em compartilhar lugares que gosto de ir, compartilhar as maravilhas de Deus, de como pode ser bom e barato passar momentos com a família, desligar um pouco os celulares, TV, vídeo games e outros... E passarem dias observando as obras de Deus, se olhando mais, olhando mais fundo nos olhos do marido, da esposa, dos filhos...
     Bom esse marcador vai se chamar Em Família, e vou começar dando dicas de Joanópolis a terra do Lobisomem.
     Para vocês verem que no ministério não é missão turística, passei em Itatiba/SP, há alguns anos atrás perto de Joanópolis, já tinha ouvido falar dessa história de Lobisomem, passava por dentro de Joanópolis mas nunca paramos.
     Ate que recentemente uma amiga nos falou da Cachoeira dos pretos e fomos lá e adoramos, então nesse primeiro post sobre dicas de viagens e assuntos familiares, conheçam um pouco da Estância Turística de Joanópolis.







Boa opção para quem procura por uma cachoeira próxima à cidade de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos está localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, na cidade de Joanópolis (SP). Com grande volume de água, ela é uma queda d´agua que tem cerca de 154 metros. É nela que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.
Na cachoeira, o viajante encontrará várias corredeiras e outras pequenas quedas d’água. Além delas, há também um pequeno lago ideal para a garotada.
E para quem quer curtir uma paisagem diferente, é possível subir no topo da cachoeira por uma estradinha de terra. A subida é bem ingrime e não tem muitos pontos com sombra. Lá em cima, você encontra outras cachoeiras menores. Mas todo cuidado é pouco no topo da cachoeira, pois muitos turistas já caíram de lá.


Embora seja  lenda, a história vale a pena.
"PREFIRO MORRER MIL VEZES, DO QUE VIVER ESCRAVO"
Lendas sobre o nome da Cachoeira dos Pretos
Há várias lendas sobre a cachoeira. O próprio nome já dá uma dica que essas lendas são da época da escravidão.
Umas delas conta que os negros, fugidos na região, imitavam o rei Zumbi, do famoso Quilombo dos Palmares. Zumbi quando estava preste a ser preso, pelo Bandeirante Domingos Jorge Velho,teria saltado num abismo, gritando a frase: “MORRER MIL VEZES DO QUE VIVER ESCRAVO”. Só que os escravos da região, em vez de pularem em abismo, escolhiam a cachoeira dos pretos, onde saltavam para a morte em busca da liberdade.
Outra lenda fala que os próprios donos dos escravos os jogavam do topo da cachoeira para castigar e servir de exemplo a outros para que não tentassem a fuga. Mas nada disso é verdade e são apenas lendas, criadas pela imaginação popular. Na verdade, o nome Cachoeira dos Pretos vem do apelido dos antigos proprietários. Embora o sobrenome deles fossem Oliveira, tinham apelido de Pretos. Daí o nome Cachoeira dos Pretos.
Fotos da Cachoeira dos Pretos.












Estrutura Local
A estrutura para os viajantes melhora a cada dia. Na cachoeira, você terá opções de restaurantes, lanchonetes, loja de doces, estacionamento, banheiros, esporte de aventura. Próximo dela você encontrará cavalos para alugar, pesqueiro, chalés e área de camping.
Esporte de Aventura
Se você curte esporte de aventura terá a chance de praticar próximo a cachoeira.
Bóia Cross: Descida de bóia pelas corredeiras. É um esporte bacana e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, pois as corredeiras próximas a cachoeira são tranqüilas.
Arvorismo: Próximo a cachoeira tem um circuito de arvorismo bem montado. Para quem gosta ou quer tentar, vale a pena dar uma conferida.
Passeio de Jipe: Tem um jipe que leva o pessoal lá em cima da cachoeira. É uma boa opção para quem não está a fim de subir caminhando.


Como chegar
Se estiver em Joanópolis, é só seguir pela rua subindo a igreja. Pergunte para os moradores da cidade e não será difícil buscar a informação de onde fica o início da estrada que está próximo a um supermercado. A estrada hoje em dia é toda asfaltada. A estradinha tem várias paisagens bonitas e também muitas curvas. É preciso ir com calma.
 Outra opção para quem está na cidade de Joanópolis é ir de bicicleta.
É bom lembrar que da Cachoeira dos Pretos pode-se pegar caminhos alternativos para a cidade de São Francisco Xavier e também para Monte Verde. Ambas as cidades são turísticas com belas paisagens naturais. A rota que tem que se seguir para chegar às localidades é por estrada de terra. Vá com calma e aproveite as paisagens. Quando estiver na cachoeira, pergunte para os donos dos bares que eles lhe indicarão o caminho.
Entrada da cidade tem um Lobisomem

O mito do lobisomem não é uma tradição apenas do povo brasileiro, mas foi aqui na cidade de Joanópolis que ele ganhou força e hoje atrai visitantes curiosos de diversas localidades. São várias as teorias para o surgimento do Lobisomem. Uma delas afirma que quando uma família tem sete filhos homens é necessário que o primeiro filho batize o último, caso contrário, um deles virará lobisomem.

Acredite na história ou não, o fato é que em Joanópolis não é nada difícil encontrar moradores, principalmente os mais antigos, que afirmem já ter visto o lobisomem rondando pela cidade em noite de lua cheia. Do mito surgiu a tradição que os moradores da cidade cultivam até hoje. Antes temido, hoje o lobisomem de Joanópolis é atrativo dos turistas, e a cidade possui até uma Associação dos Criadores de Lobisomens, que é sediada na Casa do Artesão e oferece aos turistas diferentes tipos de artesanatos muitos deles ligados ao mito, em especial, a visita à casinha do bebê lobisomem, diversão garantida para as crianças.

Por toda a cidade tem um desses rsrsrs



Mas não é só de mitos que vive Joanópolis. Quem não quiser se aventurar pelas histórias locais pode buscar diversão e aventura nos muitos atrativos naturais que a cidade possui. O mais conhecido deles é a Cachoeira dos Pretos (nome devido a antigas famílias descendentes do bandeirante Manoel Preto que até hoje são proprietários daquelas terras), com 154 metros de queda, sendo uma das maiores do Estado, que proporciona um belíssimo visual com direito a banho e prática de boiacross, descida pelas corredeiras em grandes boias. O Gigante Adormecido ou Serra do Lopo proporciona uma boa caminhada por trilha de mata nativa pelas divisas com Minas Gerais, além de existir no local uma das trincheiras da Revolução de 1932 – bem preservada e com placa comemorativa –, rampa de Asa Delta e uma das mais belas vistas de toda a região.


Joanópolis visto do alto.

Pôr do sol em Joanópolis.












Hospedagens em Joanópolis
Solar das Palmeiras Hotel Pousada
Telefones: 7140-2945 / 5081-3465
Refugio Montanhês
Telefone: 11 – 4539-3113
Recanto Varanda do Sol Pousada
Telefone: 11 – 4539-3171
Santa Rita Hotel Fazenda
Telefone: 11 – 4539-3129
Pousada Porto Calábria
Telefone: 11 – 4539-9124
área de Camping
Próximo a Cachoeira dos Pretos tem o Camping do Zé Roque
fone (11) 4539-3416 e 4539-9236 Cristina


Não vou dar opinião sobre pousadas pois não fiquei em nenhuma, fui pela manhã para passar o dia na Cachoeira com meu marido, paga-se o estacionamento R$7,00.
Foi um dia bom, agradável, é um ambiente familiar, como em todos os lugares seja praia, piscina, rio, cachoeira, enfim, onde se leva crianças a atenção deve ser redobrada.

Para maiores informações consulte:

www.joanopolis.com.br/o-lobisomem.html

guiadoviajante.com/555/cachoeira-dos-pretos-joanopolis-sp/


webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/sp/joanopolis/atracoes/.../646

Se gostou, curta, comente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...