quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EVÓDIA E SÍNTIQUE

FILIPENSES

   Como em outras epístolas de Paulo, Filipenses tem aquele mesmo estilo pessoal, destacando saudações e nomes dos destinatários.
   As mulheres têm destaque nesta épístola como em nenhuma outra.
   Dentre outros assuntos, Paulo comenta nesta epístola o problema entre duas mulheres, Evódia e Síntique.
   O ínicio desta epístola mostra o amor e cuidado com aqueles que se tornaram seus irmãos em Cristo, e todo o cuidado e respeito por seus colaboradores em prol da propagação do evangelho.
   ... Fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos  vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. Fil.1:4
   ... Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. Fil. 1:8
   Paulo dedica quase toda a epístola exortando sobre união, humildade, amor fraternal, sem a qual, sabia que uma igreja não poderia resistir.
   Paulo pede ajuda á um dos líderes da igreja que ajudasse essas duas mulheres a resolverem o problema de discórdias (a bíblia não fala detalhes).
Filipenses 4:2-5
   Rogo Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.
   A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
   Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: ALEGRAI-VOS.
   Seja a vossa MODERAÇÃO conhecida de todos os homens. PERTO ESTÁ O SENHOR.
   Evódia e Síntique eram duas mulheres de Deus, dignas de serem lembradas por Paulo como grandes cooperadoras do evangelho.
   Mas atravessavam um período de turbulência, divergência de pensamentos, e deram vasão para que essa discórdia crescesse.
   Paulo orienta a reconciliação para beneficiar o trabalho da igreja.
   Sempre achei o convívio entre mulheres difícil, mulheres que exercem liderança, assim como Evódia e Síntique, sempre estarão sendo avaliadas, por isso a importância da humildade e respeito para com todos, e sempre lembrar que levantar contendas e partidarismo, afetará o bom andamento do trabalho de Cristo.
   ... No tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica. Fil.1:27
   Acho normal divergências de pensamentos, cada ser humano é único com personalidades diferentes, mas quando falamos de mulheres de Deus, as divergências
precisam ter fim, nesse momento precisam de calma, e auxilio do Espírito Santo, para que se perdoem, se respeitem, e continuem lutando em prol de um bem maior que sempre será a propagação do evangelho, e a salvação de suas almas.

Rejane Costa.

  

4 comentários:

  1. Amiga linda amei...ja havia lido mas nunca visto desta amneira
    Me ajudou mto, e tenho certeza que a outras amigas tbém
    que Deus te abençoe e te use mtooooo
    te amo amiga linda
    1000 bjs cheio de mto carinho e saudadessssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Que coisa maravilhosa! fiquei vários dias com essa passagem na mente acordei pela manhã e fui buscar ajuda na internet, e encontrei, que Deus continue te abençoando poderosamente. Um abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...