Débora, (heb. abelha) era dona de casa quando foi escolhida para servir á sua nação.
Era definida apenas como "mulher de Lapidote".
Contudo, Débora foi a única mulher da bíblia elevada a um cargo político por seu próprio povo. Apesar de suas responsabilidades domésticas provavelmente terem sido colocadas em segundo plano durante seu serviço ao país, ela descreveu a si mesma como sendo "mãe em israel" (Jz5:7).
Débora foi antes de tudo, uma CONSELHEIRA, ao demonstrar sua liderança à sombra de uma palmeira próxima à sua casa, discutindo e sugerindo soluções para pessoas com problemas.
Débora foi "abelha" em tempos de paz e uma "vespa" em tempos de guerra.
Falar de Débora vem logo a nossa mente que ela foi na frente de batalha, e que Baraque reconheceu a autoridade de Deus em Débora quando disse: Se fores comigo, irei, porém, se não fores comigo, não irei. (Jz 4:8).
Quero lembrar a função de Débora antes da batalha, ACONSELHAVA debaixo da palmeira, discutindo soluções numa época em que o exército era fraco, o sacerdócio era impotente e ineficaz.
Débora ajudava seu povo com conselhos vindo da parte de Deus.
A maneira como aconselha uma pessoa pode mudar o rumo da vida dela, somente na bíblia teremos sabedoria para ajudar uma pessoa.
Fique atenta quando uma pessoa solicitar sua ajuda, e cuidado com as palavras, não entrem em questões alheias, apaziguar sempre será o melhor a fazer.
Estimule a pessoa a orar e pedir discernimento na hora de tomar decisões, não queira decidir a vida de ninguém.
Se não sabe o que dizer, fique quieta, não ponha lenha na fogueira, e não se intrometa, aconselhar é uma coisa se intrometer é outra.
Quando esta atenta a voz de Deus, saberá a hora certa de falar e o que falar.
E um dos versículos mais lindos da bíblia pra mim, veio de um louvor de DÉBORA, quando eu era criança ouvi umas 3 vêzes esse hino e bem mais tarde soube que estava escrito no cântico de Débora após a vitória na batalha.
" Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam Brilham como o sol quando se levanta no seu esplendor."
E falar em brilhar, lembramos de coisa bonita, de encher os olhos, então seja brilhante a nossa vida diante dos homens, que brilhe a luz de Cristo decipando as trevas.
"Até mesmo os cristãos lutam contra o medo negativo, mas creio que é possível transformar medo em fé, em confiança renovada e em ação positiva". Carol Kent.
Bíblia da Mulher.
Rejane Costa.